4.0 Sumário do Capítulo
Amigo(a) Leitor(a) - Para ler os meus outros blogues visita aqui o Roteiro de Viagem e visita o blogue da tua escolha. Desde já, Obrigado pelos teus comentários.
Esta é uma tarefa sem fim em vista, pois continuo a melhorar este blogue continuamente. Assim, volta em breve, que vais encontrar algo de novo!
Como disse na minha mensagem de boas vindas a esta Viagem Pela História de Angola, acredito que quanto mais soubermos acerca de "História" e de "Angola", mais havemos de apreciar a História de Angola.
Assim, antes de começarmos própriamente a nossa Viagem Pela História de Angola vamos cobrir neste capítulo em certo detalhe o que compreendemos por "História", e nos próximos dois vamos focar a nossa atenção em "Angola", através duma breve monografia e de uma resenha dos seus povos.
Penso que é útil cobrir alguns conceitos fundamentais de história, a evolução da história como campo de conhecimento e ciência, do processo histórico, algumas teorias da história importantes, e uma breve referência à filosofia da história. Cobrimos ainda um número de conceitos-chave de algumas ciências sociais e a vida do homem em sociedade.
Para além destes conceitos, julgo também benéfica uma digressão breve sobre o estudo da história de África, e das relações entre a economia política e a história, no que respeita à pobreza e ao subdesenvolvimento acentuado dos povos africanos a sul do Sahara comparados com a afluência dos povos da Europa e da América do Norte.
É evidente a minha apologia da História de Angola como fonte de conhecimento necessária para propriamente enquadrar Angola no contexto mundial. Apesar de hoje pobres e esquecidos, os povos de Angola deram uma grande contribuição para a construção do mundo em que hoje vivemos. Essa contribuição não foi voluntária, foi forçada e tomou a forma de uma diáspora de cerca de seis milhões de homens, mulheres e crianças para as Américas, onde o fruto do seu trabalho escravo deu origem, construiu e sustentou por mais de três séculos as economias emergentes da Europa e das Américas, que em última análise o são a base do sistema económico global em que hoje vivemos.
Por favor nota que este capítulo é longo e não constitui leitura essencial para quem apenas deseja uma perspectiva superficial da História de Angola. Por outro lado, se quiseres aprofundar um pouco a tua análise, recomendo a sua leitura. Julgo útil este investimento em tempo e atenção, pois vai-nos ajudar muito a melhor entendermos a aliciante História de Angola.
1 Comments:
De vários blog,s a falar sobre Angola que tenho visitado ,sem duvida este é o que me fascinou mais pelo facto de abordar com uma superior qualidade literária, irei acompanhando todas as postagens.
Sobre Angola o que sabia foi de dois anos no Leste de Angola cumprindo o serviço militar nos anos69/71.
Grato pela partilha do seu trabalho
Henriques
Post a Comment
<< Home